ASSENTAMENTO DO QUARTZITO:

 

1 – EXECUTAR A BASE:

 

2 – EXECUTAR O CONTRA PISO:

 

Para execução do contra piso, deixar os seguintes espaços para o desnível:

– DE 6 A 7 CM SEM CAIMENTO;

– DE 5 A 6 CM COM CAIMENTO;

Para confecção da argamassa para o assentamento do Quartzito, fazer o traço de 1:3 (1 de cimento para 3 de areia) ou 1:3,5 (1 de cimento para 3,5 de areia).

 

3- EXECUTAR A APLICAÇÃO DO QUARTZITO:

 

  1. APLICAÇÃO DAS CORES ESVERDEADAS, ROSADAS, MISTAS OU AMARELADAS:

 

É bom que a areia seja a mais limpa possível. De preferência, que seja lavada na granulometria média.

O cimento de melhor qualidade é o CP II, pela sua maior resistência. Pode-se utilizar também o CP III, com menor resistência, porém mai comercializado e com um custo mais viável. A escolha vai depender do tipo de obra e acabamento que o cliente desejar.

Com a argamassa pronta, deve-se limpar bem o ambiente. O contra piso deve estar bem limpo para o recebimento da argamassa.

Aplicar a argamassa em módulos de 2 x 2 mts., espalhando com uma colher de pedreiro de maneira que a massa fique uniforme e nivelada. A massa deve ter a consistência um pouco mais mole e sua espessura deve ter no mínimo de 1,5 a 2,0 cm.

Aplicar o ladrilho de Quartzito sobre esta argamassa, batendo com o martelo de borracha até a acomodação e nivelamento do mesmo.

Retirar o excesso de massa e limpar com um pano o resíduo que ficar.

Deixar secar 72 horas em temperatura ambiente. Caso esteja chovendo, deixar secar por mais tempo, até que a pedra seque totalmente.

Rejuntar após o tempo do processo de secagem.

O rejunte na junta seca deverá ter o traço de 1:1 (1 de rejunte para 1 de areia fina limpa). Geralmente indicamos a marca Quartzolite. Também se pode utilizar no mesmo traço, a mistura de cimento estrutural branco com areia – o próprio pó da pedra.

As cores do rejunte mais indicadas para a aplicação do Quartzito são: branco, cinza e bege.

Existe na marca Quartzolite vários tons de cores de rejuntes. O gosto particular do cliente e a leitura que os profissionais da área especificarem para o projeto é que serão determinantes na escolha da cor mais adequada ao piso assentado.

Para uma eficácia maior no rejuntamento, pode-se misturar à massa do rejunte, o produto encontrado no mercado, de nome BIANCO. Ele trabalha na impermeabilização do rejunte, não deixando sujar o rejunte e também evitando as fissuras ocasionadas nas juntas largas (de 1 a 2,5 cm).

Aplicar o rejunte nas juntas vazias com uma espátula de pedreiro e comprimir até que o vazio seja totalmente preenchido. Aguardar uma secagem parcial do rejunte, (10 minutos – tempo suficiente para que o rejunte não saia na limpeza com a esponja).

À medida que a execução do rejuntamento for sendo feita, automaticamente, limpar com uma esponja e água, o excesso de rejunte que ficar na pedra de QUARTZITO, pois uma vez que esse excesso ficar na pedra e secar, ele não sairá mais.

O tempo total de secagem do rejunte deve ser de 48 a 72 horas.

Depois de rejuntado e seco, vem o processo de manutenção e impermeabilização do Quartzito.

 

  1. B) EXECUÇÃO CORES CLARAS:

 

Na confecção da argamassa para o assentamento do quartzito claro, fazer o mesmo traço dos Quartzitos cores mistas ou amareladas de 1:3 (1 de cimento para 3 de areia) ou 1:3,5 (1 cimento para 3,5 de areia). Porém ao invés do cimento cinza – CPII ou CPIII, utilizar o cimento estrutural branco.

O uso do cimento estrutural branco nas pedras claras se deve à ocorrência muito esporádica de reações químicas provenientes do teor de ferro existente na formação do cimento cinza. Já o cimento estrutural branco tem pouco teor de ferro em sua composição física, o que nos assegura um assentamento sem reações de manchas indesejadas.

A aplicação do Quartzito na argamassa de cimento estrutural branco e o rejuntamento do mesmo, segue também as mesmas recomendações das cores mistas e amareladas.

 

4 – LIMPEZA DO QUARTZITO PARA APLICAÇÃO DE RESINA OU SELADOR:

 

Os quartzitos de face natural, por terem seus poros muito fechados quase não sujam. Quando isto ocorre deve-se lavar o piso com água e sabão em pó para retirar a sujeira superficial. Se necessário utilizar a escova de aço nas sujeiras pontuais. Após enxugar com pano limpo e deixar secar naturalmente por 48 horas.

Já para as manchas mais difíceis, recomenda-se a utilização da mistura de água e cloro de piscina granulado, na proporção de 1:3 (1 de cloro e 3 de água).

No ambiente em que será aplicada a proporção de 1:3 (1 de cloro e 3 de água), dividir o pano do piso em dois espaços para trabalhar. Se o ambiente for muito grande, dividir em mais panos de trabalho.

Em ultimo caso, se há ainda resquício de sujeira de cimento na obra, aconselha-se a utilização de ácido muriático. Este, por ser um produto tóxico e corrosivo, deve-se ter cuidado em seu manuseio.

É importante frisar que, logo após a aplicação da proporção de ácido e água no quartzito, limpar em seguida, jogando água limpa em abundancia para efetuar a limpeza da pedra, pois uma vez que o ácido permanecer mais tempo na pedra, poderá ocorrer a danificação na peça.

 

5 – APLICAÇÃO DE RESINA OU SELADOR (IMPERMEABILIZANTE):

 

No comercio, encontramos vários tipos de resinas e impermeabilizantes.

As resinas geralmente são a base acrílica e devem ser termo fixas, e os impermeabilizantes são a base de água. Ambos são eficientes. A resina deixa o produto mais fácil de limpar em sua manutenção, e destaca mais a cor. O impermeabilizante faz com que a pedra não tenha nenhuma reação química após sua aplicação.

O correto e mais eficaz seria a aplicação do impermeabilizante para fechar a micro-porosidade da pedra e depois aplicar a resina para complementar a impermeabilização da peça.

A A.Pelucio comercializa a resina V.A. especial de 5l e rende aproximadamente 40 m². Muito eficiente no rendimento da aplicação e viável no orçamento. É indicado no mínimo 2 demãos para impermeabilizar a pedra.

Caso queira um aspecto fosco no final, como se a pedra fosse natural, aplicar somente 2 demãos.

Caso contrário, se quiser um aspecto final brilhante, aplicar de 3 a 4 demãos.

Se preferir um produto importado, indicamos a o impermeabilizante IDEIA HP – da BELIZONI. É um produto bom, porém de custo bem elevado e pouco rendimento.

Para os filetes indicamos Hidrofugantes AQUACIL – Da Schering Williams ou AQUELA – da Vedacit.

Estes são indicados para área molhada, para evitar o mofo.

Também encontramos no mercado o selador BIANCO, da marca BAUMGART, um produto usado para impermeabilizar a pedra.

A aplicação da resina ou selador é bem simples: depois de limpar e secar bem a pedra aplicar a resina ou selador com um rolo de lã sobre o piso. Dar a 1ª demão sempre no mesmo sentido e deixar secar 24hs à temperatura ambiente. Caso necessário, deixar secar mais tempo. Depois aplicar a 2ª demão no sentido contrário à 1ª demão e deixar secar 72hs à temperatura ambiente. Se necessário deixar secar mais.

Após a resina e/ou selador secos dar a manutenção no dia a dia com limpeza de água. Depois aplicar silicone ou cera incolor 1 ou 2 vezes por semana.

Normalmente, a resina e/ou selador são necessários terem nova aplicação após 5 a 7 anos de uso.

Dependendo do uso e da manutenção da pedra, aplicar com menos tempo.