Jazida

 

A A.Pelucio possui 1.500.000 m2 de jazidas próprias no interior de Minas Gerais, que garantem ao mercado interno e externo uma produção de quartzitos da melhor qualidade, para serem utilizados em revestimento e ornamentação.
Nas jazidas da A.Pelucio, somente os quartzitos das camadas mais profundas são aproveitados, tornando-os assim o elemento ideal para pisos e revestimentos internos e externos.
 
Ao serem expostos a largas variedades de temperaturas e a alta pressão durante a formação das cordilheiras, os grãos de sílica foram se solidificando. Este processo milenar de recristalização dos arenitos quartzosos deu origem a formação de rochas, nas quais os quartzos se apresentam firmemente unidos uns aos outros. 
 
Estas rochas metamórficas são constituídas essencialmente de quartzo (mais de oitenta por cento) e são encontradas em blocos maciços ou folheados.
 
Em seu estado natural, estes quartzitos apresentam cores que oscilam por diversas tonalidades. São freqüentemente encontrados com uma coloração de tons claros. Mas a presença de outros elementos químicos ou substâncias naturais em sua constituição podem transferir aos quartzitos uma coloração de tons acizentados, vermelhos, prateados e esverdeados.
 
Os quartzitos de melhor qualidade estão localizados nas camadas mais profundas, onde sofreram um processo maior de extratificação. Nestas camadas, os quartzitos são mais resistentes, apresentando um elevado grau de dureza e um baixo nível de absorção.